POTENCIAL C

  
 
O projecto Potencial C é uma iniciativa da Agência INOVA e é constituído por um conjunto integrado e abrangente de actividades que, ao longo de 24 meses, procurará estimular a criação de empresas no âmbito das artes cultura e indústrias criativas, agindo sempre de forma complementar aos projectos específicos que têm vindo a ser desenvolvidos nesta área.

O projecto Potencial C é assim um programa integrado de disseminação e sistematização de informação, consultoria e apoio, destinado a inspirar e promover mais e melhores projectos empresariais sustentados em sólidas práticas de gestão.

O projecto Potencial C tem um âmbito nacional – com a excepção da região de Lisboa e Vale do Tejo – e focaliza-se essencialmente nas capitais de distrito e em localidades  onde se encontram sediadas instituições de ensino superior e outros potenciais parceiros.

O projecto Potencial C inclui ainda um número limitado de actividades a decorrer fora do país.

Objectivos:

1. Aumentar de forma significativa o número de projectos empresariais desenvolvidos por jovens e mulheres com formação na área das Artes, Cultura e Indústrias Criativas

2. Lançamento sustentado de um conjunto de pequenos negócios, capazes de gerar situações de auto-emprego, ou mesmo de novos empregos e capazes de traduzir uma lógica de boa gestão e de caso demonstrativo

3. Divulgar as redes, informação, projectos e potenciais parceiros capazes de facilitar e incentivar, através da redução dos custos de informação, as iniciativas de empreendedorismo no sector

4. Criar nos agentes do sector uma noção de “economia e gestão” que conduza a um ambiente mais favorável á criação de riqueza e aumento da sustentabilidade dos projectos desenvolvidos

5. Constituição de novas equipas e de novas formas de trabalho, assentes em noções colaborativas, capazes de reduzir o efeito de atomização existente no sector e servir de caso de estudo e de divulgação

6. Divulgar e permitir o contacto com casos de sucesso a nível europeu, e mesmo em Portugal, que através de uma adequada divulgação e conhecimento incentivem a alterações qualitativas nas práticas de gestão

7. Contribuir para a evolução do estado da arte da gestão das artes e da cultura em Portugal

8. Garantir que uma percentagem elevada dos agentes do sector, reconhecem a importância da propriedade intelectual e em especial da propriedade industrial, e os mecanismos da sua defesa.

Destinatários

 . Futuros e actuais empreendedores no sector das Artes, Cultura e Indústrias Criativas, com especial relevância para os jovens e as mulheres;

. Indivíduos com ideias ou projectos com potencial empresarial, com especial relevância para os jovens e as mulheres;

. Indivíduos a frequentar cursos superiores ou profissionais no âmbito das artes, cultura e indústrias criativas;

. Outros profissionais do Sector das Artes, Cultura e Indústrias Criativas;

. Outros empreendedores;

. Todos os interessados;

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